O brigadeiro poderia ter mudado a história do Brasil.
- Camila Batista
- 12 de set. de 2015
- 1 min de leitura

E você achando que esta delícia era só para alegrar e adoçar festas e aniversários, né? Pois é, mas o brigadeiro não é apenas um "corpinho bonito". Ele também é histórico!
Nem todo mundo sabe, mas “brigadeiro” é o nome dado a uma patente da Aeronáutica. Em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes, da União Democrática Nacional, disputava a presidência do país com o marechal Eurico Gaspar Dutra, do Partido Social Democrata, protegido do então presidente Getúlio Vargas.
Eduardo era um homem alto e charmoso, e nunca se casou, tanto que o slogan de sua campanha era: “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro”. De acordo com o livro Histórias, Lendas e Curiosidades sobre a Gastronomia, de Roberta Malta Saldanha, pensando nisso, as mulheres que o apoiavam resolveram criar um docinho para arrecadar fundos para a campanha.
Misturaram leite condensado com chocolate em pó e criaram o “docinho do brigadeiro”. O doce faz sucesso até hoje, mas não alcançou o objetivo na eleição, já que Eduardo Gomes perdeu com apenas 35% dos votos.
Comments