top of page
Buscar

Monumento em Porto Alegre amanhece com uma prancha de surfe

  • Miguel Maurício
  • 12 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

O Laçador, monumento próximo ao aeroporto de Porto Alegre, e que representa o gaúcho com trajes típicos, amanheceu com uma prancha de surfe debaixo de um dos braços nesta quinta-feira (10).

A intervenção é de um grupo que pratica o esporte chamado de surf criollo - inclusive há essa inscrição na prancha. Integrantes do movimento tiveram a ideia de divulgar a modalidade, em que um surfista segura uma corda presa a um cavalo enquanto desliza em um riacho, durante os festejos farroupilhas, que se encerram em 20 de setembro, quando o Rio Grande do Sul comemora a Revolução Farroupilha.

"O movimento se sente um pouco deixado de lado. Então isso é para alentar todos os praticantes do esporte mundo afora", explicou um dos criadores do esporte no estado, Eduardo Linhares da Silva.

Por volta das 8h, a prancha foi retirada do Laçador por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, se manifestou nas redes sociais sobre o assunto, que julgou como "lamentável". "Lamentável a postura de quem colocou a prancha de surf no Laçador com o risco de danificar o Monumento".

Segundo Eduardo, o objetivo não foi fazer uma propaganda do esporte, mas sim incentivar o lado cultural. "Acho importante dizer que quem fez a intervenção foram os personagens, para manter a graça do negócio. No nosso ver é muito mais cultural", destacou.

No Facebook, a foto foi publicada com o seguinte texto: "Se esse vivente sempre soube domar cavalo xucro, nunca iria se mixar pra prancha de surf. Se mais pessoas surfassem o mundo seria um lugar melhor."

Um vídeo publicado em janeiro mostra como o esporte é praticado (assista abaixo). De forma bem-humorada, o surfe a cavalo é apresentado nas imagens. A praia é substituída por um riacho e a onda dá lugar ao cavalo, montado por um gaúcho de bombachas.

Fonte: G1


 
 
 

Comments


bottom of page