top of page

Charles de Gaulle realiza campanha de prevenção e combate ao uso de drogas

O grêmio da Escola Estadual Charles de Gaulle, realizou entre os dias 2 e 3 de setembro uma campanha de prevenção e combate ao uso de drogas com a presença de centenas de estudantes. A campanha teve inicio na quarta-feira (2), com a palestra ministrada por Arnaldo, que discutiu com os estudantes a realidade dos presídios e do mundo fácil das drogas, com as turmas da manhã, tarde e noite. Já na quinta, os estudantes assistiram nos três períodos à peça de teatro do grupo “SPH – Só Por Hoje”.

“A palestra e o teatro foram muito importantes por que mostraram o que muitas pessoas não querem ver: as drogas são um mundo que poucos conseguem voltar. A droga pode acabar com uma nação, viciando crianças, adolescentes e adultos, destruindo famílias. Foi de extrema importância porque mostrou a necessidade dos jovens respeitarem sua mãe, seu pai e sua família. Nesta vida estamos de passagem, colhendo o que plantamos”, disse Jonathan Oliveira, presidente do grêmio da gestão o “Futuro é Agora”, e diretor da UMES.

“Cada dia temos que buscar conscientizar os alunos para o problema das drogas, desse abismo que muitas pessoas caem. Por isso parabenizo ao Arnaldo, juntamente com o grupo de teatro, pelo que fazem. É muito importante, e as pessoas precisam ouvir isso mais vezes”.

Para o diretor de cultura do grêmio, Silas Carvalho, “no Brasil, o consumo de drogas pode ser considerado um dos maiores problemas sociais, e também pode ser comparado a uma epidemia. Cada vez mais essa ‘epidemia’ vem atingindo a população da nossa sociedade, por isso é de extrema importância conscientizar a população. O trabalho do palestrante é muito sério, poucos tem coragem de fazer o que ele faz, além de tudo ele emociona o seu público com as histórias de vida de pessoas que ele conheceu durante sua carreira. Ele também nos passa uma mensagem muito importante: ‘nós devemos dar mais valor para as pessoas que amamos’”.

Mayara Lima, diretora social do grêmio, disse que a campanha de prevenção e combate ao uso de drogas foi “um alerta para abrir nossos olhos sobre as coisas que achamos ser uma simples ‘zoeira’. É bem mais perigoso que isso, e pra quem acha que nunca vai lhe acontecer nada, por se achar mais esperto ou por pensar que tem controle da situação, isso é ilusão, não da para controlar as drogas, a qualquer momento você pode ser vítima da situação que você mesmo criou. Ficar doidão pra fugir da sua realidade não adianta”.

Júlio, que também é diretor de cultura do grêmio, disse que a palestra foi “bem importante para juventude, pois é uma história de vida. Têm toda uma emoção envolvida. Acho que a palestra veio para alertar os jovens sobre o uso de drogas, de quanto mal pode trazer para nossas vidas, e como ela pode acabar com as nossas vidas, e a vida de nossas famílias. O mesmo vale para a vida do crime. Quem mais sofre com isso é o povo que está ao nosso redor, principalmente nossas mães e nossos pais”.

Com a palestra Júlio disse que aprendeu a reclamar menos da “vida e a olhar mais para o lado bom, sabendo dar valor para o que tenho, e não ficar com raiva da vida pelas coisas que não tenho. O teatro me mostrou o quanto a vida do crime pode ser errada e o quanto é valioso saber viver, e quais são os riscos de tudo dar errado. No final a vida do crime resulta em ou ser preso ou ser morto, a maioria dos adolescentes vão para vida do crime pensando em luxo e vida boa, não sabem eles que isso é uma ilusão. A vida do crime é uma vida curta e perigosa”, concluiu.

Por fim Jonathan disse que é preciso se organizar na sociedade para conquistar mais direitos, dignidade e felicidade. “Hoje os governos cortam nossa saúde, nossa educação, os salários dos trabalhadores, e muitos outros direitos. E tudo isso para fazer dos mais ricos ainda mais ricos”.


bottom of page